PESQUISA

 

Esse topico é destinado a pesquisas sobre o meio ambiente



Meio ambiente é o conjunto de relações entre os meios físico, biológico e antrópico. Podemos dizer que meio ambiente é como a confiança ou o casamento. A confiança é uma relação de integridade entre 2 pessoas. E o casamento também.O meio ambiente é assim. É intangível. Não dá pra gente tocar e pegar. Tocar numa pedra, na água ou no solo é tocar num elemento ambiental do meio físico. Tocar uma planta, um animal, é tocar num elemento do meio biológico. Tocar numa plantação, num produto industrializado ou num depósito de resíduos sólidos (lixo) é tocar num elemento do meio antrópico ou sócio econômico.  


(Profº Luiz Henrique)

 

 

Meio Ambiente

É o local que reuni , condições necessárias para o estabelecimento de um ser vivo; dentre essas condições, temos às a segui:

  • Luz
  • Água
  • Oxigênio 
  • Alimento
  • Calor

Tais condições atuam sobre os organismos vivos e aos seres humanos.

 

·                                                                                                 Meio Ambiente e Sustentabilidade



Raquel Nunes 24 de outubro de 2008

Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido à falta de chuva e à destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.

Cientistas, pesquisadores amadores e membros de organizações não governamentais se unem ao redor do planeta para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou pelo menos encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição ambiental que experimentamos nos dias atuais. A conclusão é de que políticas que visem a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza devem sempre ser a idéia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.

Em paralelo às ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente à sua volta, para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos, a proteção dos mananciais que se encontram em áreas urbanas e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.

Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis, os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.

Estimular o plantio de árvores, a reciclagem do lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos, assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente são práticas que devem ser estimuladas.

Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente (suas emissões) e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las, garantindo a sustentabilidade da família e contribuindo para a conservação do meio ambiente em que vivem. Mas, como se faz par calcular essas emissões? Na verdade é uma conta bem simples. Basta calcular a energia elétrica consumida pela família, o número de carros e outros veículos que ela utiliza e a forma como o faz e os resíduos que ela produz. A partir daí, cada família poderá dar a sua contribuição para promover práticas e procedimentos que garantam a devolução à natureza de tudo o que usaram e, com essa ação, gerar novas oportunidades e bem estar social para sua comunidade.

O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará irá gerar um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ele mesmo e para as gerações futuras.
 
http://www.ecologiaurbana.com.br/conscientizacao/meio-ambiente-sustentabilidade/

 

Nome:  Louise S.

 

 

 

                                                                                                         Meio Ambiente   

 

O meio ambiente é a única fonte de recursos naturais de que o ser humano dispõe para respirar, viver e prosperar.

A destruição do meio ambiente provocada pelo homem acabará por retardar e prejudicar gravemente o processo de desenvolvimento social e econômico das nações.

A prioridade número 1 dos governantes neste terceiro milênio deverá ser a de sustentar o crescimento do progresso e solucionar os problemas de expansão demográfica e do bem-estar social sem destruir o meio ambiente.

 

 

 

      As Causas da Poluição no Meio ambiente

 

-Poluentes químicos

-Substância tóxica

-Queima de combustíveis (automóveis e caminhões)

-Poluição das águas por lixo e agentes químicos

-Queimadas

-Mercúrio usado no garimpo

 

 

                   Nome : João Vitor