ROTAÇÃO DE CULTURA,

ADUBAÇÃO VERDE

E

FERTILIZAÇÃO

 

  Uma técnica que ajuda a presevar a fertilidade dos solos cultivados é a rotação de culturas; a área é dividida em partes menores nas quais são cultivadas espécies diferentes de plantas. A cada ano, na área que se cultivou uma espécie, cultiva-se outra, em rodízio. Dessa forma evita-se sejam cultivadas em uma mesma área consecutivamente, espécies com as mesmas necessidades nutricionais havendo assim, tempo para que o solo recupere parte da sua fertilidade.

  Em geral, entre as espécies que participam do rodízio, há uma leguminosa, que incorpora compostos nitrogenados ao solo, repondo parte da que foi retirado, Também devem ser cultivadas plantas que exigem pouca aração, poupando o solo da compactação causada  pela repetida passagem de tratores.

  Plantas perenes( cíclicas), como a laranja e o café, que passam por várias safras consecutivas podem ser associados a uma leguminosa, como por exemplo a CROCATALÁRIA, que após se desenvolver, é cortada, triturada e posteriormente, incorporada mecanicamente ao solo, técnica  denominada ADUBAÇÃO VERDE. A incorporação de matéria orgânica no solo,  também favorece no desenvolvimento de humus, além de auxiliar no arejamento do solo e ainda, na manutenção da humidade. Incorporada ao solo a leguminosa repõe  substâncias que retirou durante o seu crescimento, bem como o nitrogênio fixado pelas bactérias dos nódulos de suas raízes.

  A fixação biológica do nitrogênio com participação de bactérias tem sido desenvolvida no Brasil, desde a década de 50, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Bactérias fixadoras  de nitrogênio atmosférico são incorporadas a plantações de  arroz, cana-de-açúcar, tornando-os menos dependentes de fertilizantes e propiciando, assim, grande econômia no processo de fertilização. 

  Outra  forma de aumentar a fertilidade do solo é a fertilização organica por meio do acrescimo de esterco animal, e de restos de vegetais, que adicionados a compostos nitrogenados estimulam a ploriferação de fungos e bactérias. Alternativamente pode-se usar o composto orgânico obtido na compostagem de lixo. Além de incorporar nutrientes, o esterco animal e o composto orgânico facilitam o arejamento e a manutenção da humidade.