ALIMENTOS TRANGÊNICOS

  São alimentos genéticamente midificados, isto é, tiveram durante a fundação e polinização sua sequencia natural de códons substituída ou alterada.

  Desta forma, o alimento mantém parcialmente suas características, principalmente  as exteriores, porém, o códgo genético e algumas características biológicas são completamente modificadas.

 

  • CÓDONS:

     A molécula de DNA é responsável por expressar o códgo genético, ao longo de sua cadeia dupla  estão as bases nitrogenadas, que são reunidas aos pares e principalmente em trios, que formam trincas também chamadas códons, que posteriormente formam os aminoácidos.

 

 

FUNÇÕES DOS TRANGÊNICOS

Os alimentos trangênicos foram criados com o intuito de oferecer grandes quantidades, com maior durabilidade resistencia biológica a pragas e agrotóxicos durante o cultivo agrícola e ainda, para a realização de esperiencias científicas, O trangênico, também é utilizado em locais com situação grográfica desfavorável,como por exemplo, o cultivo de soja trangenica em alguns locais do sertão nordestino.

 

OS MALEFÍCIOS DO TRANGÊNICO

Os trangênicos alteram o ciclo gênico, comprometendo a cadeia alimentar, provoca desequilibrio no ecossistema. Alguns estudos, indicam a presença de fatores cancrígenos nos trangênicos, toda via, esta informação encontra-se em estudo, que tem por intuito realizar a comprovação de que o consumo de alimentos trangênicos pode provocar cancêr e outras doeças, principalmente aquelas ligadas ao sistema nervoso central (SNC), como por exemplo, Parkinson e Alzeimeir.