SERES VIVOS

 

                 Os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na Natureza. 

                 Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que se reproduzirem.

 

Reprodução

É o processo de geração de novos indivíduos(descendentes) através da fusão do material genético, podendo ser de duas formas:

  • Assexuada:

É o tipo de reprodução onde não há a troca de gametas, ou o ato sexual , exemplificando-se este processo com uma planta qué introduzida em um local por galhos.

  • Sexuada:

É o tipo de reprodução que ocorre com a presença do ato sexual,onde  há a troca de gametas.

 

 

                  Dentre as unidades que compõe uma vida de um indivíduo destacam-se o desenvolvimento( é o aperfeiçoamento e aprimoramento das condições biológicas de um indivíduo), o material genético( responsável pela características hereditárias, transmitindos de pais para filhos), etc.

 

Hibridismo

É o indivíduo proveniente do intercruzamento de espécie diferentes.

        Exemplo: Canário Belga(macho) + Pintacilgo(fêmea) =  Pintagol (estéril)

                                                                                              

Princípios de funcionamento dos Seres Vivos

Os seres vivos conseguem manterem-se na natureza, através de processos que podem ser de ordem química, física e biológia. Desta forma, destacam-se um fenômeno químico importante e imprescindível para a manutenção da vida, denomidana metabolísmo.

 

Metabolismo

É  o conjunto de reações químicas que ocorre no organismo, como por exemplo a digestão dos alimentos; o suor produzido pelas glâdulas sudoríparas, etc.

Apesar da grande quantidade de reações químicas que ocorrem no organismo, faz-se  necessário a manutenção do equilíbrio entre estas rações, este processo ocorre naturalmente e é denominado homeostase, sendo assim a homeostase mantem o organismo ajustado, em estado de equilíbrio dinâmico, mesmo diante de determinadas variações ambientais.

 

Principais processos metabólicos

  • Respiração celular aeróbica:

Realizada na presença do gás oxigênio,libera a energia armazenada nos alimentos, principalmente a glicose(configura-se como a principal fonte energética das células), possibitando a execução de atividades, como correr, pensar e sintentisar substâncias, durante estes processos, parte da energia é dissipada na forma de calor.

 

  • Respiração celular anaeróbica:

Bem menos utilizada, é realizada na ausência da glicose, ou seja, sem gasto de energia, sendo menos eficiente, já que o produto resultante deste processo é menor.

 

Os seres vivos e a Evolução

As espécies podem apresentar mudanças, ocasionalmente  podem surgir indivíduos com variações que não existiam em seus ancestrais, por variações do material genético, denominadas mutações  , que passa a ser transmitidas para os seres descendentes.

A evolução envolve a adaptação dos seres vivos ao ambiente. Charles Darwin  elaborou uma explicação para isso:

  1. Em condições naturais, os seres vivos geram mais descendentes do que o ambiente pode suportar.
  2. Há diversidade entre indivíduos de uma mesma espécie. As variações são transmitidas de uma geração para outra pela reprodução.
  3. Os portadores de variações favoráveis sobrevivem e se reproduzem, em quanto os demais tendem a ser eliminados, Este processo é denominado seleção natural.