INVERSÃO TÉRMICA

 

O Sol aquece o solo, que aquece o ar. O ar quente é menos denso e sobe, carregando e dispersando poluentes(gases e partícularidades em suspensão) no inverno o ar fica mais frio e mais denso, acomulando-se sobre as cidades com um manto de poluentes. A entrada da luz solar é dificultada, reduzindo o aquecimento do solo, e do ar, consequentemente.Uma vez diminuida a movimentação ascendente do ar, a camada de poluentes permanece mais tempo sobre as cidades. Esse bloqueio  é provocado pela inversão térmica sendo rompido apenas por ventos fortes. Esse fenômeno provoca problemas oculares, cardíacos e respiratórios, que podemser fatais.

 

Os Cloroflúorcarbonos e a camada de ozônio

 

A camada de ozônio, cituada entre 15 km e 45km de distância da superfície terrestre, absorve a radiação ultravioleta( U.V.), impedindo que essa radiação atinja diretamente o nosso planeta.

Algumas substâncias diminuem a camada de ozônio; entre elas estão os CFs , usado como propagadores de aerossol, nas tubulações de ar-condicionado e geladeiras, na produção de plásticos, etc.Os CFs são decompostos na atmosfera, leberando átomos de clóro, que reagem com o ozônio provocando a sua destruição.

A radiação U.V. causa vermelhidão, queimaduras e cancêr de pele, doenças na córnea,cataráta e doenças provinientes sa alteração no DNA.

Quando expostas essecivamente a radiação U.V. , as plantas sofrem redução da área total de suas folhas, da atividade fotossíntetica e do comprimento das raíses.A radiação U.V , destroi organismos marítimos, alerando assim, a biodiversidade local.