FLUXO DE ENERGIA E DE MATÉRIA NO ECOSSISTEMA

 

 

   A fotossíntese é a fonte fundamental de matéria organica. Os autótorfos mais comuns  nas  florestas são as árvores; as gramínea predominam nos campos; as cianobacterias, são os autótrofos mais abundantes do ecossitema aquático e produzem 60% do oxigênio terrestre.

   A fotossíntese transforma a energia luminosa em energia química, armazenada na matéria organica. Os autótrofos empregam parte da matéria organica na construção de seus organismos; a outra parte é usada como energia de calor pra realização de suas atividades. Há perda significativa de energia de calor que se dicipa no ambiente  e não é realizado.

   Da matéria orgânica produzida pelos autótrofos, apenas uma parte é armazenada e pode ser utilizada como alimento pelos herbivoros, como coelhos, bois e gafanhoto.Os alimentos absorvidos pelos herbívoros são degradados pela respiração celula aeróbica, liberando calor e energia para o trabalho;

  A quantidade de energia disponível para um animal que devora um coelho é menor do que aquela que o coelho obteve comendo capi, porque o coelho perde parte da energia na forma de calor, fezes e restos não aproveitados.

  Nos ecossistemas a energia tem fluxo unidirecional, ou seja, não é redirecionada; inicialmente na forma de luz, converte-se na energia química dos alimentos e perde-se finalmente  na forma de calor, que não é reutilizado. Por sua vez é mat´ria permanente reciclada graças aos decompoditores que formam produtos reaproveitados pelos autótrofos.