CÉLULA

É a menor parte estrutural de um ser vivo.Tais seres vivos podendo ser unicelulares(possui apenas 1 célula) ou pluricelulares( 2 ou mais células).

    As células foram descritas por volta de 1.800 d.c. pelo cientista Robert Hook, que se imortalizou  por ser o inventor do primeiro microscópio, aparelho essencial para visualização de estruturas microscópicas, côo por exemplo as células.

    Ao confeccionar seu microscópio, Robert Hook utilizou uma sobreposição de lentes de aumento, fixadas a pedaços de cortiça. Seu primeiro experimento foi ampliar imagens de alvéolos de uma laranja da terra imatura.

     Ao ampliar a imagem do alvéolo, Hook identificou a membrana plasmática envolvendo o alvéolo, o citoplasma líquido e um pequeno residual nuclear, característica essencial das células eucarióticas, também chamadas eucariontes.

      Ao final do século, o estudo das células já havia identificado algumas centenas de células diferentes, e a responsabilidade científica sobre o estudo das células, pertencia a medicina. Toda via, os grandes cientistas da época decidiram separar a pesquisa celular da medicina, criando uma ciência específica para o seu estudo, denominada CITOLOGIA.

    A citologia é uma grande ciência, que passou a ocupar o local de destaque nas grades curriculares de cursos como enfermagem, biologia,nutrição e medicina.Com a reforma curricular implementada pelo MEC no Brasil, a citologia trocou de nome, sendo hoje chamada Biologia Celular.

As células são as principais estruturas funcionais de um ser vivo, apresenta uma composição química de mais de 80% de água, e o restante dividido em lipídios, glicídio, proteínas, sais minerais, potássio e outros pequenos resíduos.

Sais Minerais

Os sais minerais têm funções fundamentais sendo encontrados em estruturas esqueléticas ou dissolvidos na água.

 

  • Funções genéticas dos sais minerais

 

  1. Regulação da quantidade de água nas células :

 

 Quando o meio intracelular é mais concentrado de partículas dissolvidas, a água flui para dentro das células; quando o meio extracelular é mais concentrado, as células perdem água. Esse flux de água é chamado osmose.

 

  1. Equilíbrio elétrico das células (-10 _ 90 M.V.):

A distribuição de íons dentro e fora das células, estabelece uma diferença de cargas elétricas que apresenta nas faces da membrana plasmática, lado externo com carga positiva e lado interno carga negativa.

 

  1.  Equilíbrio ácido\ base :

 Alguns íons minerais contribuem para manter o meio intracelular com PH muito semelhante ao da água pura. O PH é uma medida de grau de acidez de uma solução.

 

  1. Funcionamento de enzimas:

Muitas enzimas só se tornam ativas quando associadas aum fator auxiliar denominado co-fator, que pode ser um íon mineral, com o ferro, o cobre, o magnésio e o zinco.

FUNÇÕES ESPECÍFICAS:

  • Sódio e potássio:

Condução de impulsos nervosos para as células; participação no projeto de energização .

  • Cálcio:

Participa da contração dos músculos; da coagulação sanguínea e da dureza dos ossos.

  • Ferro:

 Componente sintetizador da homoglobina.

  • Magnésio:

Componente primordial da clorofila

  • Iodo:

Componente dos hormônios da tireóide.

  • Flúor:

Componente importante dos ossos e dentes.

  • Fosfato:

Componente dos ácidos nucléicos e do ATP, que envolvido com a transferencoa de energia nas células; componente do esqueleto dos vertebrados.

Carboidratos

 São também chamados hidratos de carbono ou glicídios, os carboidratos são constituídos geralmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Um exemplo é a glicose, que apresenta fórmula química C6H12O6.

 

  • Os carboidratos podem ser classificados em :

 

a)      Monossacarídeos:

São carboidratos mais simples, cuja a quebra não resulta em  moléculas menores de carboidratos.

 

b)      Oligossacarídeos:

São formados pela união de duas à dez moléculas de monossacarídeos.

 

c)       Polissacarídeos:

São moléculas grandes, geralmente insolúveis em água, formadas por dezenas, centenas ou milhares de moléculas de monossacarídeos. Os polissacarídeos energéticos de reserva são formas de armazenamento de glicose. Em plantas, o principal é o Amido, presente em sementes(arroz e feijão), em raízes(mandioca), em caules (batata ) ou em frutos (banana).

Em animais, a glicose é armazenada em glicogênio.

 

Proteínas

São constituídas por aminoácidos. Existem vários tipos de aminoácidos, porém apenas 20 podem se combinar, e assim, formar as proteínas.

 

ENZIMAS:

são proteínas que agem como catalisadoras (aumentando a velocidade de uma reação química sem ser consumida durante o processo).

 

 

Estruturas de uma  Célula

  • Núcleo 

 É o centro de controle de uma célula, tem ainda a função importantícima de amazenar os ácidos nucleicos( DNA e RNA), responsáveis pela transmição das características genéticas de um indivíduo.

  • Carioteca 

É a membrana que envolve o núcleo, tem importante papel na organização celular, além de realizar comunicação entre o núcleo e as outras estruturas celulares.

  • Citoplasma

É a estrutura de preenchimento de uma célula , e ele é o responsável pelo formato da célula através de uma estrutura denominada ecoesqueleto, tem ainda a função de armazenar as organelas  citoplasmáticas, os "operários" da célula.

   É a estrutura de preenchimento da célula formando basicamente de água, sais e proteínas. Tem textura gelatinosa e armazena as seguintes organelas citoplasmáticas: Mitocôndria, Complexo Golgiense, Retículo endoplasmático liso, Retículo endoplasmático rugoso, Lisossomos, Ribossomos, Centríolo, Vacúolo, Cloroplastos.

  • Membrana Plamática 

É o envoltório da célula uma espécie de "muro" fazendo assim a delemitação celular. Entre as sua principais funções destacam-se as seguintes: comunicação celular, nutrição celular e transporte ativo e passivo , isto é , respectivamente com e sem gasto de energia.

É uma bicamada lipídica com textura semiflexivel e semipermeável, a membrana plasmática é totalmente seletiva diferenciando-se pela localização.

   A membrana plasmática apresenta em sua extensão anatômica vários canais iônicos de passagem que permitem o fluxo de analíticos químicos como por exemplo o sódio, o cálcio e o potássio.

 

A água nas células

 

            A água é uma molécula que realiza importantes funções no processo metabólico celular, vale destacar que mais de 80% das células são formadas por água.

  •    Capacidade Solvente:

      Como possui a capacidade de dissolver muitas substancias, a água, é chamada solvente universal. Ao separar íons e molécula, a água auxilia para o aumento do movimento entre as mesmas, uma vez que diminui a concentração. Isto é aumenta o número de choques entre partículas acarretando assim, em reações químicas.

     As moléculas e substâncias dissolvíveis em água são chamadas hidrossolúveis; moléculas que não apresentam desigualdade de cargas elétricas dissolvem-se melhor em lipídios e são chamadas lipossolúveis.

  •   Ativação de enzimas :

As enzimas que aumentam a velocidade das reações químicas agem na presença da água.

 

  •     Meio  de transporte:

 O fluxo da água no interior das células e dos organismos possibilita eficiente distribuição de substancias entre as partes.

 

  •       Proteção térmica:

Mesmo que receba ou perca muito calor, a água sofre pequena variação de temperatura, comparada com outras substancias. Os seres vivos que tem grandes e bruscas oscilações de temperatura corporal.

     O teor de água no organismo varia:Representa cerca de 65% da massa do ser humano adulto , ultrapassando 98% da massa das águas vivas.

Célula Animal

É delimitada por membrana plasmática que se classifica conforme a sua permeabilidade:

  • Membrana Permeável:

Permite a passagem de solventes e solutos.

  • Membrana Impermeável:

Impede a passagem de solventes e solutos.

  • Membrana Semipermeável:

Permite a passagem dos solvente , e impede a dos solutos.

  • Membrana Seletivamente permeável :

 Permite a passagem de solvente e determinados solutos.

Célula Bacteriana

    É uma células simples que executa todas as atividades fundamentais de células vivas.

    A célula  é delimitada por membrana plasmática , que auxilia a manter praticamente constante a composição química do meio intercelular, controlando seletivamente a entrada e saída  de substancias.Permite a livre passagem de água e de certas substancias, mas ao mesmo tempo impede a passagem de outras substancias.

      Além da membrana plasmática(presente em todas as células), a bactéria possui externamente uma rígida parede celular.

      O espaço interno à membrana plasmática é ocupado pelo citoplasma, no qual se encontram milhares de ribossomos, pequenos grânulos compostos por proteínas RNA ribossômico, que participam da síntese de proteínas.

     A estrutura e a atividade da células são controladas por uma única molécula de DNA, que constitui o cromossomos da bactéria. Chama-se gene cada seguimento desse DNA, que contém a informação química necessária para produzir uma proteína. A célula bacteriana não possui envoltório nuclear:seu cromossomos fica disperso no citoplasma em um lugar denominado nucleoide.